O Palmeiras concretizou nesta semana mais uma movimentação no mercado de transferências. Após vender Richard Ríos ao Benfica, o Verdão negociou de forma definitiva o zagueiro Gabriel Vareta, de 20 anos, para o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
Cria da base alviverde
Vareta foi revelado nas categorias de base do clube e nunca atuou pela equipe profissional. O zagueiro chegou ao Palmeiras em 2013 e construiu uma sólida trajetória na formação de base.
Pelo Verdão, conquistou títulos em todas as divisões de base. Entre eles, o Paulista sub-11, sub-13, sub-15 e sub-20, além da Copa do Brasil sub-17 e os Campeonatos Brasileiros sub-17 e sub-20.
Empréstimo no exterior e venda definitiva
Na última temporada, o defensor atuou por empréstimo no Al-Fayha, da Arábia Saudita. Lá, disputou 12 partidas e despertou interesse no mercado do Oriente Médio.
Com contrato válido até 2027, Vareta rescindiu com o Palmeiras para assinar em definitivo com o Al Wasl. O clube paulista manterá uma porcentagem dos direitos econômicos visando uma possível venda futura.
Novo desafio no futebol árabe
Vareta será comandado por Luís Castro, ex-treinador do Botafogo. No novo clube, atuará ao lado de outros brasileiros: Matheus Saldanha, Renato Júnior, Luiz Henrique, Hugo e Adryelson.

Em suas redes sociais, o zagueiro agradeceu ao Palmeiras e se despediu da torcida:
“Hoje me despeço da instituição onde foi minha casa durante esses últimos 11 anos. Foram muitos sentimentos dentro desse clube. Deixo amizades e muito aprendizado. Agradeço a toda instituição que fez com que eu pudesse evoluir como atleta e como homem. Para sempre uma Cria da Academia!“, publicou.
Mercado agitado no Verdão
A venda de Vareta ocorre na mesma semana em que o Palmeiras confirmou a chegada do atacante Ramón Sosa e oficializou a saída do volante Richard Ríos para o Benfica, de Portugal, por 30 milhões de euros.
O clube continua ativo no mercado, com foco em reforçar o elenco e negociar atletas com potencial de valorização internacional.