O Palmeiras iniciou sua caminhada na Copa São Paulo de Futebol Júnior com vitória, mas não sem controvérsias. Na noite desta segunda-feira (5), o Verdão venceu o Monte Roraima por 4 a 2, na Arena Barueri, pela primeira rodada do Grupo 27 da competição.
Os gols palestrinos foram marcados por Luis Sabóia, ainda no primeiro tempo, e por Fábio, Victor Gabriel e Arthur, na etapa final. Pelo lado adversário, Thiago e Germano balançaram as redes, ambos aproveitando falhas do goleiro Aranha.
Apesar do resultado positivo, o confronto ficou marcado por erros da arbitragem, especialmente no quarto gol do Palmeiras, que gerou forte reclamação do Monte Roraima.
Início intenso e equilíbrio inesperado
O Palmeiras começou melhor e abriu o placar logo nos minutos iniciais. Luis Sabóia apareceu como elemento surpresa pela direita, tabelou na entrada da área e finalizou com precisão para fazer 1 a 0. O lateral-direito ganhou a vaga de titular após o empréstimo de Gilberto ao Athletico-PR.
A vantagem, porém, durou pouco. Aos nove minutos, o Monte Roraima chegou pela primeira vez ao ataque e empatou o jogo. Após cobrança de falta, Thiago subiu livre e cabeceou para o gol, contando com posicionamento equivocado de Aranha.
O gol adversário deixou o Palmeiras mais ansioso. Ainda assim, a equipe criou boas oportunidades com Fábio e Felipe Teresa. O Monte Roraima, por sua vez, desperdiçou a melhor chance do primeiro tempo quando Juan driblou o goleiro, mas finalizou para fora.
Pressão no segundo tempo e lances polêmicos
Na volta do intervalo, o Palmeiras aumentou a intensidade e passou a ocupar o campo ofensivo. Logo nos primeiros minutos, o time criou chances consecutivas com Sorriso e Victor Gabriel, que chegou a driblar o goleiro, mas desperdiçou com o gol vazio.
Aos 11 minutos, o alívio veio. Fábio apareceu na pequena área e completou para as redes após jogada individual de Sorriso. O Monte Roraima reclamou de um suposto toque de mão do camisa 8 no domínio da bola, mas a arbitragem validou o gol.
Pouco depois, aos 18, Victor Gabriel ampliou. O atacante aproveitou cruzamento de Arthur e marcou de cabeça, colocando o Palmeiras em situação confortável no placar.
Falhas defensivas e erro decisivo da arbitragem
Mesmo com o domínio palestrino, o Monte Roraima voltou a marcar. Aos 29 minutos, Germano cobrou falta direta, e Aranha falhou novamente ao não conseguir defender, diminuindo o placar para 3 a 2.
No lance seguinte, veio a principal polêmica da partida. Arthur arriscou de fora da área, a bola acertou o travessão e quicou fora da linha do gol. Apesar disso, a arbitragem assinalou o gol, confirmando o 4 a 2 para o Palmeiras em um lance amplamente contestado pelos adversários.
Até o apito final, o Verdão ainda criou chances para transformar o resultado em goleada, mas Eduardo Conceição, Felipe Teresa e Sorriso não conseguiram aproveitar.
Escalação do Palmeiras
O Palmeiras iniciou a partida com: Aranha; Luis Sabóia, Robson (Pimenta), Luccas Ramon e Arthur; Coutinho (João Paulo) e Fábio; Antônio Marcos (Eduardo), Heittor (Felipe Teresa/Kauã Lira), Victor Gabriel (Juliano) e Sorriso. Técnico: Lucas Andrade.
Situação no grupo e próximos desafios
Com a vitória, o Palmeiras soma três pontos e divide a liderança do Grupo 27 com o Remo, levando vantagem no saldo de gols. O time volta a campo na próxima quinta-feira (8), às 19h30, novamente na Arena Barueri, contra o Batalhão-TO. Na última rodada da fase de grupos, enfrenta o Remo, no dia 11, às 11h.
As Crias da Academia buscam o terceiro título da Copinha. O Verdão levantou a taça em 2022, ao golear o Santos na final, e repetiu o feito em 2023, vencendo o América-MG na decisão.
Próximos jogos do Palmeiras na Copinha
08/01 – 19h30: Palmeiras x Batalhão-TO
11/01 – 11h: Palmeiras x Remo





