O Palmeiras foi derrotado por 3 a 0 pela LDU, na noite desta quinta-feira (23) em Quito, e terá de buscar uma virada épica para alcançar a final da CONMEBOL Libertadores. Os equatorianos decidiram o duelo ainda no primeiro tempo, com dois gols de Villamil e outro de Alzugaray, deixando o Verdão em situação delicada na semifinal.
Domínio total dos equatorianos
Desde o apito inicial, a LDU controlou o jogo com intensidade e transições rápidas. O primeiro gol saiu aos 15 minutos, quando Villamil aproveitou cruzamento rasteiro e finalizou com precisão, após duas boas defesas de Carlos Miguel nos lances anteriores.
Pouco depois, aos 24 minutos, Andreas Pereira cometeu pênalti ao colocar a mão na bola dentro da área. Alzugaray cobrou com firmeza e ampliou para os donos da casa.
Mesmo com a tentativa de reação, o Verdão seguiu vulnerável e aos 39 minutos, Villamil voltou a marcar, completando outro cruzamento rasteiro para fazer 3 a 0 e confirmar a superioridade da equipe equatoriana antes do intervalo.
Palmeiras tenta reagir, mas esbarra na marcação
No segundo tempo, o Palmeiras tentou reorganizar o setor ofensivo, mas encontrou dificuldades para furar a forte marcação adversária. As mudanças promovidas por Abel Ferreira, com as entradas de Giay, Sosa, Allan, Jéfte e Bruno Rodrigues, não surtiram o efeito esperado.
A melhor chance veio aos 38 minutos, quando Sosa recebeu lançamento em profundidade e cara a cara com Domínguez, obrigou o goleiro a fazer uma grande defesa. Apesar da tentativa, o Verdão seguiu apostando em bolas aéreas e pouco criou com a bola no chão.
Missão dura no Allianz Parque
Com o resultado, o Palmeiras precisará vencer a LDU por quatro gols de diferença na partida de volta, marcada para quinta-feira (30) às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, para garantir a vaga na final. Um triunfo por três gols leva a decisão para os pênaltis.
Antes do confronto decisivo, o Verdão volta a campo no domingo (26), às 20h30, contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, competição em que segue na liderança.



